Notícias

Aline Costa

13/03/2018

Artigo

Porque sofremos tanto com mudanças?

Mudança é qualquer ato, ação ou situação que modifique nossa rotina, é uma quebra naquilo que já fazemos habitualmente. Geralmente as mudanças ocorrem devido a um fator externo a nós, e nos movimentam e nos fazem alterar ações, pensamentos, atitudes e hábitos estabelecidos. Porém também nos trazem sentimentos ambíguos, incertezas, medo e ansiedade diante da nova realidade.

Mas se mudar é algo comum e que ocorre com frequência em nossa vida, porque sofremos tanto com esses períodos? A resposta pode estar na forma que treinamos nosso cérebro para reagir a novas situações. A palavra treinamento parece meio fora de contexto para você? E aprendizagem?

Nossos comportamentos são aprendidos, a forma como reagimos ao mundo deriva do nosso aprendizado e de como fomos treinados a reagir aos estímulos da vida. Quando aprendemos que mudar é algo bom, facilitamos o processo de mudança e observamos seus pontos positivos, ressaltando-os. Quando nosso aprendizado nos leva a ver a mudança como algo perigoso, desnecessário e ruim, observamos os pontos negativos, ressaltamos todas as possibilidades de dar errado, e sem perceber estamos agindo para boicotar a mudança.

Isso quer dizer que podemos treinar nosso cérebro para reagir de forma positiva e ativa as mudanças, facilitando o processo e diminuindo os efeitos negativos da mesma sobre o seu dia-a-dia. Vão algumas orientações para treinar seu cérebro e tirar qualquer mudança de letra:

-Sugira Melhorias

-Entenda os seus sentimentos

-Realce algo positivo que a mudança trará

-Evite reclamar antes de entender a situação

-Entenda que o medo faz parte, e será passageiro

-Veja a dificuldade como uma chance de aprender

-Ao apontar um problema, pense também nas soluções

Autor
Aline Costa

Psicóloga, Coach, Consultora e Palestrante.

Ver posts