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Aline Costa

12/04/2018

Artigo

Se comunique.

Muitas pessoas acreditam que uma boa comunicação está associada a falar muito e em qualquer situação, quando na verdade comunicação não diz respeito ao número de palavras ditas, mas sim ao seu objetivo e seu retorno sobre as pessoas envolvidas. A comunicação humana nos permitiu evoluirmos em inúmeros setores e é uma necessidade nossa que vivemos em grupos e somos influenciados culturalmente. Porém como todos nossos séculos de evolução nosso nível de comunicação não cresceu de forma reta e linear, ainda possuímos problemas de comunicação que nos afetam seriamente.

Existe uma máxima que diz que somos responsáveis pelo que dizemos e não pelo que o outro entende! Eu discordo, comunicar envolve necessariamente zelar pelo entendimento do outro. Usar de mecanismos e estratégias para que nosso objetivo ao dizer algo seja atingido e que o maior número de pessoas nos entendam conforme planejamos internamente. Comunicação não se inicia na fala dita, mas no planejamento mental que eu fiz antes de dizê-la. Talvez aí esteja nosso grande problema, não entendemos esse ato anterior como já fazendo parte da fala que sai de nossas bocas. É necessário ter um objetivo ao falar, para que nós tenhamos ideia de como falaremos, qual expressão corporal será usada, qual o melhor tom de voz, qual o melhor lugar a ser dito, que expressões usarei.

Um dos maiores causadores de problemas nas organizações é a falta ou mal uso da comunicação, palavras ditas com tom de voz completamente oposto que geram resultados diferentes do imaginado, palavras ditas sem contexto que confundem sobre a mensagem a ser passada, sentimentos que não são expressos de forma clara e se tornam ruídos enormes entre as partes.  Toda comunicação envolve sentimentos, percepções e o modo de ver o mundo do outro e isso deve ser levado em conta ao se delimitar o objetivo da fala e com quem se fala. Cada pessoa é um microuniverso, cheio de peculiaridades e características uma boa comunicação pode garantir a harmonia entre os microuniversos e uma comunicação vazia ou sem controle pode trazer prejuízos.

 

Comunicar-se bem vai além da fala pura e simples, envolve ter um objetivo para a mensagem que você quer passar, a escolha das melhores estratégias para passar essa mensagem, tom de voz, palavras sem duplo sentido, respeito ao microuniverso do outro. Preparação anterior ao momento de fala e o mais importante; comunicar-se envolve escuta.

 

Sem uma escuta respeitosa, sem a vontade de não falar e simplesmente ouvir não existe comunicação. Porque comunicar não é só falar, é também ouvir. Mudar de percepções, ser afetado pela fala do outro. Comunicação é o momento em que dois ou mais microuniversos se encontram e definem como existirão lado a lado. Quem se comunica bem consegue vantagens nas relações humanas e nessa capacidade de se expressar que gera resultados, modificações na vida.

 

Então, vamos treinar essa comunicação!!

Até breve.

Autor
Aline Costa

Psicóloga, Coach, Consultora e Palestrante.

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